quinta-feira, 10 de julho de 2008

Eco fossa: a solução



Veja abaixo informações sobre a Ecofossa

CONTEÚDO

1- Informações Técnicas

2- Vantagens

3- Instruções de Instalação

-----------------------------------------------

1- Informações Técnicas

O sistema ecofossa, produto com a tecnologia da Porto Ambiental, é uma tecnologia de características simples e modulares, pode atender desde uma pequena família, condomínios, hotéis, clubes, edifícios e até cidades, proporcionando proteção ao meio ambiente, ao tempo que evita danos à drenagem de qualquer quantidade de material orgânico (poluente ou potencialmente poluente), em cursos de águas, impedindo a contaminação, a poluição e a potabilidade das águas regionais, obedecendo os padrões da ABNT nº13210. De funcionamento muito simples, o esgoto sanitário é acumulado no sistema, de modo hermético e, à medida que vai recebendo material orgânico novo, vai liberando automaticamente um efluente líquido, biodegradado, nitrogenado e fosfatado que nada mais é do que o produto anaeróbico do esgoto biologicamente tratado. Biodigerido, este efluente é um excelente fertilizante.

Os sistemas ecofossa são reatores de alta taxa de remoção de sólidos e DQO, através da digestão anaeróbia do esgoto, que ocorre no sistema de câmara em série, nas quais se estabelece um gradiente de densidade, possibilitando a passagem do líquido com concentrações menores de sólidos suspensos, obtendo um efluente com características compatíveis com descarte criterioso no meio ambiente.

A ecofossa é fabricada em fibra de vidro, material que lhe proporciona leveza, alta resistência e durabilidade; possui as paredes internas rugosas, que permitem a formação de uma colônia maior de bactérias anaeróbias do que outros reatores com superfícies lisas, aumentando sua eficiência e diminuindo o tempo de detenção de massa orgânica; é fornecida totalmente vedada, para evitar quaisquer possibilidades de entrada de oxigênio, o que diminuiria a eficiência do sistema; é fornecida com as esperas de tubulações de entrada e saída, nas dimensões proporcionais ao número de usuários; são leves, higiênicas e de fácil transporte e instalação, além de alta resistência à intempéries.

O efluente do reator do sistema ecofossa: possui concentrações de nitrogênio, fósforo e potássio; os coliformes não são totalmente eliminados pelo reator, sendo aconselhável a utilização de pós tratamento para a eliminação dos mesmos, caso o destino do efluente não permita a presença dos coliformes; caso o cliente deseje utilizar o efluente para outros fins, deverá consultar nossa assistência técnica, que lhe indicará a melhor solução.

2-Vantagens

A ECOFOSSA - Atende de maneira simples, eficiente e barata, desde uma única residência até á cidade inteira .

O sistema adequa o efluente à emissão em solos e protege o meio ambiente fazendo o tratamento sem qualquer contato prévio com o solo.

O sistema se vale da ação das bactérias presentes no esgoto, que promovem a biodigestão e que também serão úteis quando do lançamento do efluente no solo, ensejando tanto a formação de humus como a de compostagem; De funcionamento muito simples, o esgoto sanitário é acumulado no sistema, de modo hermético e, à medida que vai recebendo material orgânico novo, vai liberando automaticamente, um efluente líquido, biodegradado, nitrogenado e fosfatado que nada mais é do que o produto anaeróbico do esgoto biologicamente tratado. Biodigerido, este efluente é um excelente fertilizante.

O Sistema Ecológico de Tratamento de Esgoto pode ter três fluxos básicos:

-poderá ser reutilizado na irrigação de jardins, gramados e pomares, promovendo substancial economia no consumo d'água e nos gastos eventuais com adubos e fertilizantes, ou poderá ser lançado sobre resíduos orgânicos formando compostagem, ou poderá ainda ser lançado em sumidouro (desde que as condições do terreno permitam);

·O esgoto da sua residência pode ser reaproveitado deste modo porque já é esgoto tratado;

·O Sistema Ecológico de Tratamento de Esgoto poderá resolver também o destino do lixo orgânico da sua cozinha. Informe-se conosco;

·Se você já construiu o sistema convencional de esgotos na sua residência, nada impede a adaptação deste sistema de biodigestão, com aproveitamento parcial da estrutura existente;

·O Sistema Ecológico de Tratamento de Esgoto pode ser usado em qualquer tipo de solo, se dimensionado e adequado para as diferentes situações que se apresentam;

·O Sistema Ecológico de Tratamento de Esgoto, ao promover a degradação do material orgânico do esgoto, faz simultaneamente saneamento básico;

·A Fossa Ecológica - ecofossa, é um biodigestor com a devida adequação para o tratamento de esgoto domiciliar, substituindo mecanismos poluidores. Não podemos continuar agredindo à natureza, como se não dispuséssemos de suficientes conhecimentos para agir corretamente.

3- Instruções de Instalação

Os sistemas ecofossa foram desenvolvidos para serem instalados em praticamente todos os tipos de terrenos e situações possíveis de serem encontrados nas edificações comuns.

A rede de esgotos construída deverá contemplar a separação dos esgotos ramais dos vasos sanitários (banheiro), dos da cozinha, que deverá passar por uma caixa de gordura (obrigatória) e do esgoto de lavanderia e demais águas que não contenham material orgânico, que deverão ser conectados diretamente na vala de infiltração e/ou sumidouro.

O caimento mínimo necessário para as redes é de 3% (sendo aconselhável o mesmo para as redes do cliente). O sistema ecofossa pode ser instalado tanto a céu aberto quanto enterrado, conforme instruções. Em ambos os casos deverá ser construída base de concreto com 7cm de espessura e FCK 15, nivelada.

É necessária a construção de caixa de inspeção e limpeza, antes da entrada da ecofossa, para impedir a entrada de materiais inorgânicos (fraldas, absorventes, plásticos, preservativos, cotonetes etc) e permitir a retirada periódica dos mesmos, caso ocorra.

Recomendamos também a construção de caixa de distribuição, após a instalação da ecofossa, para direcionamento e descarte do efluente através de vala de infiltração e/ou sumidouro. Caso a opção do cliente seja a de descartar o efluente através de valas de infiltração, as mesmas deverão seguir as orientações da tabela ABNT.

As valas deverão ser escavadas no terreno, com profundidade entre 0,60m e 1m, largura mínima de 0,50m e máxima de 1m. Escavar tantas valas quantas forem necessárias para alcançar o exigido na tabela ABNT.

O comprimento máximo de cada vala deverá ser de 30m. As valas deverão ser preenchidas com material filtrante apropriado (brita nº 3 ou 4, seixo etc). Sobre a câmara filtrante deverá ser colocada tela fina e preenchida com terra até o nível natural do terreno.

O espaçamento mínimo entre as laterais de duas valas de infiltração deverá ser de 1m e a distância do fundo da mesma ao lençol freático, na época mais critica, não poderá ser menor que 3 metros.

0 comentários: